CT receberá primeira nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo

2 d junho d 2019 às 3:19 pm

Trezentos e quarenta e sete atletas de 24 estados estarão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a disputa da primeira fase nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo. A competição ocorrerá no próximo fim de semana, 8 e 9 de junho, e é mais uma oportunidade para os atletas registrarem marcas válidas classificatórias aos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e ao Mundial da modalidade, em novembro, em Dubai (Emirados Árabes). 

Dezoito competidores já conseguiram garantir-se em Lima. O período de obtenção das marcas para o evento continental se estenderá até 16 de junho. Para o Mundial de Dubai, por sua vez, 11 representantes brasileiros já estão assegurados. A data-limite para classificação é mais extensa, no entanto, e permanece até 29 de setembro. Confira abaixo os critérios qualificatórios para cada um dos eventos. 

Critérios de convocação – Parapan-Americano de Lima 2019
Critérios de convocação – Mundial de Dubai 2019

Diversos medalhistas paralímpicos estão inscritos no evento da próxima semana. Nomes como o paraibano Petrúcio Ferreira (classe T47, para amputados de braço), o fluminense Felipe Gomes (T11, cegos totais) a paranaense Lorena Spoladore (T11) e a sul-matogrossense Silvânia Costa (T11), entre outros, estarão em ação.

Os atletas que disputarão as etapas nacionais do Circuito alcançaram, nas fases regionais, os índices classificatórios estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. Ao todo, foram realizadas quatro estágios regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. 

A segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo será nos dias 9 e 11 de agosto, no CT Paralímpico, em São Paulo. Já a terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, que está programado para ocorrer nos dias 27 a 29 de setembro, também no CT, e reunirá os melhores do ano.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação. 

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Serviço
Data: 8 e 9 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Programação* 
Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo
Sábado (8/6) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (9/6) – 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações

Share