Alison dos Santos vai para o Pan Sub-20, mas mira no Pan de Lima e no Mundial de Doha

16 d julho d 2019 às 10:03 pm

Atleta paulista é o destaque da delegação brasileira no Pan-Americano Sub-20, que será disputado desta sexta-feira a domingo, no Estádio Olímpico de San José, na Costa Rica

Alison dos Santos: agora, o Pan Sub-20 (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

O paulista Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) será uma das grandes atrações do Brasil na disputa do Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, de sexta-feira (19/7) a domingo (21/7), no Estádio Olímpico de San José, na Costa Rica. Ele viaja nesta terça-feira (15/7) de Madri, na Espanha, onde participa de um Camping Internacional de Treinamento e Competições, para o torneio na América Central.

Alison está inscrito nos 400 m com barreiras e no revezamento 4×400 m no Pan. Ele participa como um dos credenciados ao ouro. Nos 400 m com barreiras, por exemplo, é o líder do Ranking Mundial Sub-20 da IAAF, com 48.57, marca obtida na conquista da medalha de ouro na Universíade de Nápoles, na semana passada, na Itália. A marca ainda é o quinto melhor no Ranking Mundial Adulto, além de ser recorde sul-americano da categoria até 19 anos.

Outro grande registro de Alison na temporada foi a medalha de ouro nos 400 m do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Cáli, na Colômbia, com 45.78 – quinto melhor tempo no Ranking da IAAF da categoria.

Nascido a 3 de junho de 2000, na cidade de São Joaquim da Barra, Alison é apontado naturalmente como favorito. “Tenho grande expectativa e espero obter um grande resultado em San José. Talvez melhorar o que eu fiz na Universíade da Itália. Quero baixar o recorde sul-americano Sub-20 e o recorde da competição”, disse o atleta, ainda na Espanha.

O treinador Felipe de Siqueira da Silva, que orienta Alison desde o ano passado, acha que o atleta está pronto para novos desafios e novos patamares. “O atleta está muito bem, se preparando para o Mundial de Doha”, comentou, referindo ao torneio da IAAF, de 27 de setembro a 6 de outubro.

A equipe brasileira viaja nesta quarta-feira (17/7) para San José. Além do pessoal da Europa, que embarca direto para a Costa Rica, a delegação tem voos fracionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica. O grupo do Brasil viaja em quatro voos, a partir das 1:40, voo Copa 758, via Cidade do Panamá.

A equipe tem a chefia de Magnólia Figueiredo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte e recordista brasileira dos 400 m, com 50.56. O delegado é Rodrigo Dario, acompanhado do médico Luís Fernando Varela Brenes, da fisioperapeuta Raquel Mugnaini Benetti e do massoterapeuta Jorge Antonio Lima.

Felipe de Siqueira da Silva é o treinador-chefe, com os técnicos Darci Ferreira da Silva, Diogo Gamboa, Jemerson Fernandes, Thiago Mendes Olivo e Marsele Mazzoleni Machado.

O Brasil terá uma delegação de 25 atletas, sendo 17 homens e 8 mulheres, todos com índices exigidos pelos organizadores da competição.

Os atletas que disputam o Pan:

Masculino
Erik Felipe Cardoso (SESI-SP) – 100 m – 200 m – 4×100 m
Lucas Rodrigues da Silva (Mangueira do Futuro-RJ) – 100 m – 4x100m
Arielton Costa (ASA Sorriso-MT) – 4×100 m
Lucas Conceição Vilar (SESI-SP) – 200 m – 4×100 m
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros-SP) – 400 m c/barreiras – 4×400 m
Douglas Hernandes Mendes (Balneário Camboriú-SC) – 400 m – 4×400 m
Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) – 800 m – 1.500 m
Agnaldo Barbosa Gonzaga (SESI-SP) – 800 m – 1.500 m
Vinícius Fernando Catai (IEMA/São Bernardo-SP) – 110 m c/barreiras
Caio de Almeida Teixeira (Centro Olímpico-SP) – 400 m c/barreiras – 4×400 m
Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed) – 4×400 m
Adrian Henrique Dias Vieira (SESI-SP) – distância
Reinaldo do Nascimento Rodrigues (Vasco da Gama) – distância
Flavio Barbosa de Farias – triplo
Luiz Mauricio Dias da Silva (UFJF) – dardo
Luís Fábio Rodrigues (CTPI-PI) – peso
Alan Christian de Falchi (IEMA/São Bernardo-SP) – disco

Feminino
Lorraine Martins (CT-DEO-RJ) – 100 m – 200 m
Maria Victória Sena (FCTE-SP) – 400 m 
Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) – 100 m c/barreiras
Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ) – 400 m c/barreiras
Jéssica Vitória Moreira (Águias Guariba-SP) – 400 m c/barreiras
Andriele Zander (ASA São Ludgero-SC) – distância
Lissandra Campos (Instituto Vicente Lenilson-MT) – distância
Deisiane Teixeira (FCTE-SP) – dardo

A Caixa é a patrocinadora do atletismo brasileiro.

Share