Às vésperas do Parapan, Thiago Paulino bate dois recordes mundiais na 2ª nacional do Circuito Loterias Caixa

12 d agosto d 2019 às 12:16 pm

No encerramento da segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, o paulista Thiago Paulino (ADC Intelli) estabeleceu um novo recorde mundial no lançamento de disco. No primeiro dia de competições, o atleta registrou a melhor marca mundial no arremesso de peso. O evento foi realizado no sábado e domingo, 10 e 11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com a participação de 279 atletas de 19 estados e do Distrito Federal.

Thiago Paulino após bater recorde mundial na 2ª Nacional de Atletismo | Foto: Ana Patrícia/Exemplus/CPB

Na manhã deste domingo, Paulino (classe F57) lançou o disco a 48m55 de distância e superou em dois centímetros sua própria marca registrada no Grand Prix de Berlim, em 2018. O vice-campeão no Circuito Loterias Caixa foi Marco Aurélio Lima Borges com 41m58.

“O saldo desta nacional foi muito positivo. Estou feliz, porque quebrei dois recordes mundiais em uma mesma competição, algo que não tinha feito ainda. Mostra que o nosso trabalho está no rumo certo. Então, as expectativas para o Parapan e para o Mundial são as melhores possíveis”, comentou com empolgação Thiago Paulino.

No dia anterior, o paulista bateu o recorde mundial do arremesso de peso da classe F57 ao registrar a marca de 15m11 e superou em 19cm a do polonês Janusz Rokicki no Mundial de Doha, em 2015.

Natural de Orlândia, Thiago, 33 anos, amputou a perna esquerda abaixo do joelho devido a um acidente de moto, em 2010. No ano seguinte, começou a praticar atletismo após ser convidado por um amigo. Em sua carreira, conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso e lançamento de disco no Mundial de Atletismo de Londres 2017 e, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, faturou o ouro no arremesso de peso e o bronze no lançamento de disco.

Neste fim de semana, foram estabelecidos 25 novos recordes: dois mundiais, cinco das Américas e 18 brasileiros.

Cinquenta convocados para Lima 2019 participaram da segunda fase nacional do Circuito, entre eles: o paraibano Petrúcio Ferreira (classe T47), o paranaense Vinícius Rodrigues (T63) e os paulistas André Rocha (F53), Daniel Martins (T20), Elizabeth Gomes (F52) e Lorena Spoladore (T11).

A primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa aconteceu em junho, também no CT Paralímpico, e reuniu 347 atletas de 24 estados e do Distrito Federal. Para disputar as etapas nacionais do Circuito, os atletas precisam ter os índices mínimos estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

Share