Atleta russo Ivan Ujov quer competir sob bandeira neutra

30 d janeiro d 2017 às 9:22 am

ivanIvan Ujov, campeão olímpico de salto em altura em Pequim2008, fez o pedido devido ao escândalo de doping.O russo Ivan Ujov, campeão olímpico de salto em altura em Pequim2008, pediu à Associação de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) para competir sob bandeira neutra, devido à suspensão imposta à Rússia em consequência do escândalo de doping.

Ujov foi o último de 12 atletas russos que pediram à IAAF para competir a nível individual, entre os quais estão também Serguei Shubenkov, campeão mundial e europeu dos 110 metros barreiras, e Maria Kuchina, campeã mundial do salto em altura.

O orgão regulador da modalidade impediu os atletas russos de participarem no Rio 2016, na sequência da descoberta de um sistema generalizado de distribuição de doping com conhecimento e apoio estatal, que abrangeu, entre outros eventos internacionais, os Jogos Olímpicos Londres 2012 e Socchi 2014 (Inverno).

Em dezembro passado, e já depois de prolongada a suspensão da Federação Russa de Atletismo, a IAAF anunciou a decisão de permitir às russas Yulia Stepanova e Daria Klishina competir como individuais nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta,  que ocorrem em março, em Belgrado.

Os atletas russos que solicitarem a permissão para competirem individual, desde que submetidos a controles antidoping por entidades independentes, poderão ser atendidos,  mas o presidente da IAAF, Sebastian Coe, confirmou que a Rússia não poderá competir coletivamente.

 

Fonte: SAPO Desporto

Foto: Ivan Ujov, atleta russo

Share