Brasil define Seleção para o IAU Continental de Ultramaratona de 100 K Américas

29 d maio d 2019 às 6:26 pm

Foram convocados 18 atletas – nove homens e nove mulheres – para o evento que será disputado pela primeira vez na América do Sul, em um circuito de 5 km na cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo

Felipe Costa  (Divulgação)

 O Brasil definiu os 18 atletas – nove no masculino e nove no feminino – que representarão o País no Campeonato IAU Continental de Ultramaratona de 100 K Américas, que será realizado pela primeira vez na América do Sul. O evento está confirmado para o dia 27 de julho, em Bertioga, no litoral de São Paulo, com convidados do Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia, Bolívia, Peru, Venezuela, Chile, Equador, Uruguai e Costa Rica.

No feminino, foram chamadas Caroline Lima Martins, Cláudia Souto, Dianne Christie Fadl Schaldach, Hellen Cristina Caldeira, Laynara Arantes, Neidinha Rosa, Rosivânia Soares, Vivian Pavão e Viviane Motta, enquanto no masculino Eduardo Calixto, Felipe Costa, José Cláudio Nunes, Márcio Batista, Marcos Paulo Espírito Santo, Niumar Velho, Silvio Pires, Urbano Cracco e Rodrigo Santejo representarão o Brasil.

A comissão técnica será formada pelos treinadores André Vazquez, Carlos Gusmão, Cléber Lourenço Balbino, Luiza Tobar, Itamar Goes, Douglas de Melo, Marcos Gomes, Emerson Bisan e Mariano Moraes, além dos orientadores Luciano Prado e Antonio Edmilson de Freitas e do fisioterapeuta Luis Fernando Garcia, o Pato, com intermediação do consultor Oscar Susso.

O Brasil contará com uma equipe renovada. A Luiza Tobar, a melhor atleta do País, está contundida e vai trabalhar como treinadora.

Segue uma análise do técnico Mariano Moraes sobre a equipe: O Felipe é melhor brasileiro no último mundial. O Urbano tem duas as três melhores marcas de 2018, José Cláudio é o atual campeão da etapa 100 km Belo Horizonte, Marcos Paulo é experiente e vice-campeão dos 100 km BH, Silvio Pires vem se destacando entre as grandes ultras no Brasil, Eduardo Calisto, dispensa comentários, quatro vezes campeão da BR135 ultramarathon, recorde da UAI 2018, Niumar, atual campeão 50 kanm do Rio Grande do Sul, é um atleta veloz. Rodrigo Santejo, recordista de Bertioga e Maresias, vive seu melhor momento, e é treinado por Valmir Nunes, Márcio Batista, com 11 mundiais em seu currículo, vem trazer experiência e segurança aos novos convocados.

Mariano Moraes prossegue. No feminino: Hellen, atleta do serrado muito resistente e dona da segunda melhor marca brasileira no último mundial, Neide Rosa, melhor atleta de circuito 2018 e 2019, Vivian Pavão, excelente desempenho no Mundial 2018, após de recuperar-se de cirurgia no pé, Viviane Mota venceu a etapa BH com maestria Rose Santos , Caroline Lima,atleta com 1,50 cm de altura que cresce quando entra na pista em 2019 já correu duas provas de 100 km. Dayane Christie é atleta de nível Internacional e já competiu em vários países.
Laynara Arantes é a caçula do grupo, que vem surpreender a todos. Já Claudia Solto, mais uma vetenara, já esteve em três mundiais

O circuito de 5 km, em que a prova será realizada, é homologado pela CBAt. Além da prova de 100 k, a competição terá eventos paralelos, com corridas de 5 k, 10 k, 20 k, 50 k, 80 k e 100 k, revezamento de 100 km em equipes de 10 atletas e revezamento de 100 km em equipes de cinco atletas.

As provas que compõem o evento Br135 Ultra de Rua – Etapa Bertioga Continental serão realizadas na Avenida Tomé de Souza, nos seguintes horários: 5K, 10k e 20K às 15 horas; 50K às 11 horas; e 80K e os 100k, às 7 horas.

Os interessados já podem fazer inscrições pelo Ticket Agora (www.ticketagora.com.br/e/Br135–Ultra-De-Rua–Etapa-Bertioga-Continental-2019-8118), endereço em que conseguirão todas as informações como valores, retiradas de kit dos atletas e reuniões preliminares.

O Campeonato é um evento promovido pela IAU (International Association of Ultrarunners) e pela CBAt, com organização da Brazil135 Ultramarathon e do Circuito Br135 Ultra de Rua. A competição tem total apoio da Prefeitura de Bertioga.

A Caixa é a patrocinadora oficial do atletismo brasileiro.

Share