Brasil disputa domingo o Sul-Americano de Marcha Atlética no Peru

7 d março d 2020 às 8:09 am

Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017, é o grande destaque da seleção nacional, que conta com 24 atletas nas seis provas do evento, que começam às 11 horas de Brasília no mesmo circuito dos Jogos Pan-Americanos-2019

Caio Bonfim (Wagner Carmo/CBAt

Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF) é sem dúvida a grande atração da Seleção Brasileira de marcha atlética na disputa do Campeonato Sul-Americano da modalidade, que será realizado neste domingo (8/3), em Lima, no Peru. O Brasil participa da competição com uma equipe de 24 atletas – 12 homens e 12 mulheres – nas categorias Adulta, Sub-20 e Sub-18, no masculino e feminino.

O evento será disputado no mesmo circuito de 1 km dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, na Avenida José Larco, em Miraflores, onde Caio Bonfim conquistou a medalha de prata. Aliás, o campeão do Pan, o equatoriano Brian Daniel Pintado, está confirmado na competição.

“A marcha sul-americana é forte. Estou trabalhando bastante para obter um bom resultado. Vou ver o que pode acontecer, respeitando sempre os adversários”, disse Caio, medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017.

“Vi que o Pintado está confirmado e não sei se o Eider Arévalo, colombiano campeão mundial está inscrito. De qualquer forma, será uma competição difícil com a participação dos estrangeiros e brasileiros” comentou o atleta, que ganhou o nono título seguido da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, no Recife (PE), em fevereiro.

Na história dos Sul-Americanos de Marcha, Caio venceu o torneio de 2012, realizado em Salinas, no Equador. “Não fui bem em 2014 e não disputei em 2016, porque preferi ir a Rio Maior, em Portugal. Retorno este ano, com muita vontade”, concluiu o marchador, qualificado para o Mundial de Minsk, na Bielorússia, em maio, e para os Jogo Olímpicos de Tóquio-2020.

A delegação brasileira viajou na manhã desta sexta-feira (6/3) para Lima no voo AV 916, da Avianca, que decolou às 6 horas no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Dos 24 atletas convocados, Rubens Dantas de Barros (CASO-DF), do Sub-20, não conseguiu viajar por falta de autorização dos pais. A previsão é que embarque ainda nesta sexta-feira para o Peru.

A programação do evento é a seguinte, no horário de Brasília (duas horas a mais do que em Lima)

11 horas – 50 km Feminino e Masculino
12 horas – 20 km Feminino
14 horas – 20 km Masculino
15:45 – 10 km Feminino Sub-20
16:45 – 10 km Masculino Sub-20 e Sub-18
17:45 – 5 km Feminino Sub-18

Os integrantes da Seleção

Masculino
50 km – adulto
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC)
Claudio Richardson dos Santos (AABB-RN)

20 km – Adulto
Caio Bonfim (CASO-DF)
Lucas Gomes Mazzo (IEMA-SP)
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC)

10 Km sub-20
Kauan da Silva Domingues (MEM-SP)
Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR)
Rubens Dantas de Barros (CASO-DF)

10 km Sub-18
Heron Rodrigues Miranda (Balneário Camboriú-SC)
Paulo Kennedy dos Santos (AMDM-CE)
Edson Erico Alves de Aguiar (Atletas com Futuro-PE)

Feminino
50 km – adulto
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ)
Mayara Luize Vicentainer (FME Timbó-SC)
Paula Raissa Silva (Sport Club de Recife-PE)

20 km – adulto
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
Daniela Maria de Oliveira (CASO-DF)

10 km – Sub-20
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)

5 Km – Sub-18
Thaliane Janaína da Cruz (PM Colombo-PR)
Gabriela Santos de Almeida (CASO-DF)
Lilian Dumes Bittencourt (Balneário Camboriú-SC)

A delegação conta ainda com a chefia de Warlindo Carneiro da Silva Filho, com o subchefe Jonatas Martins Soares, o delegado Rodrigo Dário Diniz, a treinadora-chefe Gianetti Bonfim, os treinadores Sidmar Andrigheto Gielow, Luís Paulo Ferreira Porto e Diogo Dias Gamboa. Fazem parte da equipe também a médica Denise Carpigiani Ribeiro, o fisioterapeuta Nelson Garnier Filho e o massoterapeuta Paulo Roberto Oliveira .

A equipe de marcha atlética viaja com recursos do Programa Caixa de Apoio às Seleções Brasileiras de Atletismo.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Share