Brasil é campeão da 1ª edição do Sul-Americano Indoor de Atletismo

3 d fevereiro d 2020 às 4:21 pm

A equipe somou 124 pontos nos dois dias de competição no Estádio Atlético de Cochabamba, na Bolívia. Alexsandro Melo, ganhador das medalhas de ouro no salto em distância e no salto triplo foi o destaque individual da seleção brasileira

Alexsandro Melo, o Bolt (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

A seleção brasileira de atletismo foi a campeã da primeira edição do Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, encerrado neste domingo (2/2), no Estádio Atlético do Governo Autônomo Municipal de Cochabamba, na Bolívia. A equipe somou 124 pontos, contra 120 da Bolívia e 103 da Argentina, segunda e terceira colocadas na classificação final.

O paranaense Alexsandro Melo (Orcampi), o Bolt, foi um dos destaques individuais do Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, com duas medalhas de ouro: no salto em distância, com 8,08 m, e no salto triplo, com 17,10 m.

“Estamos felizes com os resultados”, disse o treinador Neilton Moura.”Ele estava treinando para o Mundial Indoor de Najing (na China, que foi adiado para 2021 por causa do coronavírus) e ainda haviam muitos treinos programados para ele chegar a boa forma. Esses resultados, com os treinos feitos até aqui, são animadores”, explicou Neilton sobre a temporada de Bolt.

Na avaliação do treinador-chefe Evandro Lazari, o Brasil teve boa participação. “Os nossos 15 atletas conquistaram medalhas. O Alexsandro Bolt foi destaque ao ganhar dois ouro, com resultados expressivos neste início de temporada. Foi um evento legal, que mostrou talentos como Tiffani Marinho, que ganhou ouro nos 400 m, em sua primeira competição indoor. Tivemos outros destaques, como a Rosangela Santos, nos 60 m, e o Gabriel Constantino, nos 60 m com barreiras”, comentou Evandro Lazari. “E foi legal o Brasil ganhar a primeira edição do Sul-Americano Indoor”, acrescentou.

O professor Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo ressaltou que os 15 atletas que formaram a delegação ganharam medalhas. “Isso mostra o trabalho dos treinadores brasileiros e que o processo de convocação foi super acertado”, afirmou. “Quero parabenizar nossos atletas, treinadores, dirigentes, integrantes do departamento médico e a equipe de trabalho da CBAt pela conquista do 1º Sul-Americano Indoor de Atletismo. E quero agradecer a Caixa, nosso patrocinador oficial”, acrescentou o professor Warlindo, destacando também a supremacia do Brasil no Continente.

Neste domingo, o Brasil ganhou mais cinco medalhas na competição, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. No total, a equipe terminou com 16 medalhas (nove de ouro, três de prata e quatro de bronze).

Share