Brasil estreia no Mundial Sub-20 na Polônia

19 d julho d 2016 às 11:55 am

dereckQuatro atletas abrem nesta terça-feira (dia 19) a participação brasileira no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, que prosseguirá até domingo (24), no Zawisza Stadium, na cidade de Bydgoszcz, na Polônia. Derick Silva e Paulo André de Oliveira disputarão as eliminatórias dos 100 m, enquanto Anderson Alan Reis e Alexandra Maria Pimenta competem nas qualificações do salto em distância e do lançamento do dardo, respectivamente.

O Brasil levou uma delegação com 12 integrantes para a competição, que reúne os melhores atletas do mundo até 19 anos. A Associação Internacional das Federações de Atletismo anunciou que recebeu a inscrição de 1.518 atletas (832 homens e 686 mulheres), representando 160 países.

Nas eliminatórias dos 100 m, Derick e Paulo André buscam vaga para as seminais de quarta-feira (20). Os dois participaram de Campings de Treinamento e de Competições no Exterior este ano, com a Seleção adulta, e têm bons resultados nas categorias de base. No ano passado, foram finalistas do Mundial Sub-18 de Cáli, na Colômbia, com Derick conquistando a medalha de prata.

Neste ano, Paulo André tem melhores resultados. Ele ocupa o 12º lugar no Ranking Mundial da categoria da IAAF, com 10.26 (0.1), tempo obtido no Troféu Brasil Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).

No último Mundial da categoria, disputado em 2014, em Eugene, nos Estados Unidos, o Brasil conquistou duas medalhas: ouro com Izabela Rodrigues no lançamento do disco e bronze com Mateus Daniel de Sá no salto triplo. Em toda história da competição, iniciada em 1986, em Atenas, na Grécia, o Atletismo brasileiro soma 12 medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e oito de bronze.

Foto: Derick Silva (Wagner Carmo/CBAt)

Share