Caio Bonfim ganha sétimo título do Troféu Brasil Caixa de Atletismo

31 d agosto d 2019 às 1:18 pm

O marchador segue agora para a altitude de Sierra Nevada, na Espanha, em sua preparação final para a disputa do Mundial de Doha. No feminino, vitória de Elianay Barbosa

Caio Bonfim e Elianay Barbosa, ambos do CASO-DF, venceram na manhã deste sábado (31/8) as provas dos 20 km marcha atlética no masculino e feminino do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, disputadas em um circuito de 1 km, montado na Avenida Alpheu Grimello, ao lado do Lago do Taboão, em Bragança Paulista (SP).

Caio Bonfim (Daniel Vorley/CBAt)

Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Londres 2017, obteve o sétimo título da competição ao completar a distância em 1:24.32, seu melhor tempo no circuito, em que já havia competido três vezes. “Estou muito feliz com o resultado porque o percurso é muito duro e estava muito calor”, lembrou o marchador brasiliense. As provas, segundo a súmula da CBAt, começaram com 22 graus e terminaram com 31 graus.

O atleta de 28 anos gostou do desempenho também porque está se recuperando de um resfriado. “Acordei na quinta-feira com gripe e só melhorei um pouco na sexta-feira à noite”, disse Caio, que comemorou a vitória com o dedo na boca, dedicando a vitória para o filho Miguel, nascido em junho.

Ganhador da medalha de prata no Pan-Americano de Lima e qualificado para o Mundial de Doha, ele segue na terça-feira (3/9) para Serra Nevada, na Espanha, onde fará a preparação final em altitude. “Vai ser um período difícil até o Mundial. Ficar isolado, longe da família, com foco total no treinamento, não deixa de ser complicado”, completou.

Elianay Santana (Daniel Vorley/CBAt)

No feminino, Elianay, companheira de treino de Caio em Sobradinho (DF), venceu pela primeira vez o Troféu Brasil, depois de bater na trave inúmeras vezes, com o tempo de 1:40.32. “Disputei a competição pela primeira vez em 2002 e finalmente conquistei o ouro”, comemorou a atleta tocantinense de 35 anos. “Senti um pouco de cansaço porque venho de uma prova de 50 km no Pan de Lima, há três semanas.”

A experiente marchadora não esconde a sua alegria por esta temporada. “Venci o Troféu Brasil, a Copa Brasil, fui ao Pan e vou ao Mundial, tudo excelente”, comentou a atleta, qualificada para os 50 km do Mundial de Doha. No Catar, Elianay terá a companhia de Viviane Santana de Lyra (FECAM), vice-campeã neste sábado, com 1:42.15, qualificada para os 20 Km e os 50 km.

Pódio da marcha atlética

20 km masculino
1-Caio Bonfim (CASO) – 1:24.32 
2-Matheus Gabriel Correa (AABLU) – 1:29.08
3-Lucas Gomes Mazzo (Orcampi Unimed) – 1:30.46

20 km feminino
1-Elianay Barbosa (CASO) – 1:40.32 
2-Viviane Santana Lyra (FECAM) – 1:42.15 
3-Nair da Rosa (AABLU) – 1:50.16

Share