CBAt convoca atletas para o Pan-Americano de Cross Country

22 d janeiro d 2020 às 3:21 pm

A equipe tem a paranaense Tatiane Raquel da Silva e o paulista Daniel Ferreira do Nascimento na seleção que competirá em Victoria, no Canadá, dia 29 de fevereiro

Daniel venceu a Copa Brasil Caixa de Cross (Leonardo Duarte/CBAt)

A seleção brasileira que disputará o Campeonato Pan-Americano de Cross Country, dia 29 de fevereiro, em Victoria, no Canadá, já está formada. Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP) e Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR), campeões dos 10 km da Copa Brasil Caixa de Cross Country, são os destaques da convocação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A seleção brasileira de cross country será formada por 12 atletas – seis homens e seis mulheres. Foram selecionados os três primeiros colocados da Copa Brasil Caixa de Cross Country nas categorias adulto e sub-20, feminino e masculino, realizada em Serra, no Espírito Santo, no último dia 17/1.

Tatiane Raquel da Silva (Leonardo Duarte/CBAt)

“Estou muito feliz por começar o ano vencendo a Copa Brasil e ter conquistado a vaga para o Pan-Americano”, disse Tatiane, de 29 anos, que começou a praticar atletismo aos 13 no IPEC, de Londrina, onde nasceu. Atualmente treina em Guarapuava (PR), seu técnico é Claudio Castilho e compete pela equipe de Londrina/FEL/IPEC de atletismo. “Quando comecei disputei os jogos escolares paranaense na velocidade, mas quando passei a treinar para valer já fui para os obstáculos – sempre tive pernas compridas.”

Apesar de apostar no cross – provas que exigem grande resistência – neste início de temporada Tatiane não esconde que buscar vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. “Nós focamos no cross, mas com o objetivo de tentar um lugar na seleção olímpica de atletismo nos 3.000 metros com obstáculos. A disputa do Pan de Victoria também vai ajudar na preparação”, acrescentou Tatiane.

Tatiane sabe que não terá facilidade no Pan, com adversárias americanas, canadenses e também da América do Sul, como as equatorianas e bolivianas, dentre outras – “muitas treinam em altitude”, observou. “Eu estou preparada, mas sei que é bem forte o nível do cross das meninas que vou encontrar lá.”

O Brasil no Pan-Americano de Cross Country

Masculino

10 km Adulto
Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP)
Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP)
Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ)

Eduardo Bandeira Baltazar (ASCORT)

8 km Sub-20
Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT)
Eduardo Bandeira Baltazar (ASCORT)
Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR)

Feminino

10 Km Adulto
Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR)
Graziele Zarri (Pinheiros-SP)
Amanda Aparecida de Oliveira (UJFJ-MG)

6 km Sub-20
Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA)
Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR)
Mirelle Leite da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE)

A seleção brasileira de cross country viaja com recursos do Programa Caixa de Apoio às Seleções Brasileiras de Atletismo.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Share