CBAt e InCor lançam projeto DNA do Atletismo Brasileiro

14 d maio d 2015 às 11:12 pm

252762_500612_dna_wc_014_web_Evento aconteceu em São Bernardo do Campo, após o Congresso Técnico do Troféu Brasil Caixa de AtletismoA Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, fizeram o lançamento oficial do projeto DNA do Atletismo brasileiro nesta quarta-feira (dia 13), em evento no Hotel Palm Leaf, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, logo após o Congresso Técnico do Troféu Brasil Caixa de Atletismo.

A proposta é fazer a leitura do código genético de 500 atletas de alto rendimento. “Já recolhemos material de 60 atletas, mas precisamos mais e 500 é o número ideal”, disse Antonio Carlos Gomes, superintendente de alto rendimento da CBAt.

Da parte do InCor o responsável pelo projeto é Rodrigo Gonçalves Dias, doutor em ciência do exercício pela USP. Rodrigo explicou que “o avanço científico e tecnológico, os custos para desenvolver a pesquisa caíram muito”. Mas, explicou, “estamos trabalhando na busca dos recursos necessário”.

O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, falou da importância do projeto. “Não sei de nenhuma confederação que toca projeto de tal envergadura”, afirmou o dirigente.

Estiveram presentes treinadores e dirigentes de clubes que participam do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que começou na manhã desta quinta-feira (14) na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, além de representantes da mídia esportiva. Também participou do evento o bicampeão mundial do salto em distância indoor, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, atleta-símbolo do projeto.

Fonte:Assessoria de Imprensa da CBAt

Foto:Wagner Carmo/CBAt

Share