Corrida e natureza, por Fabiano Braun

17 d abril d 2017 às 8:00 pm

A corrida já é o segundo esporte mais praticado no Brasil e isso é um grande feito, se considerarmos a paixão dos brasileiros pelo futebol e esportes em equipe. O que chama atenção na corrida é o fato de ser um desafio pessoal, onde cada atleta busca superar os seus limites e isso não significa subir no pódio. Correr é prazeroso, alivia o estresse, emagrece, melhora a saúde e ainda proporciona fazer novas amizades e conhecer lugares incríveis.

Foto: Fabiano (segundo da esquerda para a direita) e grupo de participantes da “Patagonia Run 2017”

Quando se fala em desbravar locais paradisíacos a corrida de montanha logo conquista adeptos e é muito fácil entender o porquê. Correr entre trilhas, praias intocadas, bosques, sob um calor extremo, como no Deserto do Atacama ou diante de baixas temperaturas, a exemplo do Ushuaia, expõe o atleta a experiências sensacionais. O contato com a natureza é tão bom que todo o esforço realizado durante a prova é recompensado. Os corredores cruzam a linha de chegada cansados, exaustos, mas com sorrido no rosto porque sabem que correr em meio a natureza é uma experiência para poucos.

Os treinos e provas realizados em terrenos irregulares são mais dinâmicos. Os corredores começaram a buscar lugares diferentes para praticar o esporte e isso tem impulsionado o crescimento das corridas de montanha no Brasil. Inclusive, tem atraído muitos atletas de outros países para correr nas belas paisagens do nosso país.

Acabei me especializando em corridas de montanha devido às peculiaridades da região de Florianópolis. Para renovar os ciclos de treinos e proporcionar atividades técnicas e físicas em terrenos diferenciados, incentivo a prática do esporte em praias e trilhas. Em alguns finais de semana realizamos treinos de montanha e cada vez mais pessoas se integram a nossa turma e desbravam as belas paisagens de Santa Catarina. Corremos não apenas em Floripa, mas também nos campos da região oeste do estado e nos cânions do Sul. Sair da monotonia do asfalto e renovar as energias perto da natureza torna a corrida um esporte ainda mais apaixonante. Em breve falamos destes locais!

.


Próximos eventos programados para Santa Catarina:

22/04/2017 – Forquilhinha Night Run -Forquilhinha/SC – 8km

22/04/2017 – Night Run Aniversário de Palhoça/SC – 5km

23/04/2017 – Corrida de Aniversário de Itapema/SC – 5/10km

23/04/2017 – Corrida de Revezamento Caminhos da Fé – São Pedro de Alcântara/SC – 10/21/55km

27/04/2017 – Corrida Tiradentes – Gaspar/SC – 6/8km

29 e 30 /04/2017 – Amazing Runs Garopaba 2017 – Garopaba/SC – 5,5/10,5/21km

30/04/2017 – Corrida Pedra Branca – Palhoça/SC – 3/6/12km

30/04/2017 – Meia Maratona de Balneário Camboriú/SC – 5/10/21km


Fabiano Braun

Profissional de Educação Física.
Mestre em Ciências do Movimento Humano.
Diretor Técnico da Floripa Runners Assessoria Esportiva
Presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina – ATC-SC
Colunista do CadêCorrida, aborda a “cena” da corrida em Santa Catarina, além de muitos assuntos pertinentes aos profissionais da área, dicas de treinamento e tópicos interessantes do universo esportivo.

Contato
e-mail: fabiano@floriparunners.com.br
Telefone: (48) 99948.9393


Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do CadêCorrida.


Share