Definidos o local e a programação da maratona e da marcha atlética de Tóquio-2020

5 d dezembro d 2019 às 2:43 pm

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que o Parque Sapporo Odori, em Hokkaido, receberá as duas especialidades, que serão disputadas de 6 a 9 de agosto

Circuito será montado em Sapporo
(Divulgação/Tóquio-2020)

A World Athletics (ex-IAAF) anunciou nesta quarta-feira (4/12) o local e a programação da maratona e das provas de marcha atlética dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio (Tóquio-2020) confirmaram que o Parque Sapporo Odori, em Hokkaido, foi aprovado como sede dos eventos pelo Conselho Executivo do COI, reunião realizada em Lausanne, na Suíça.

O Parque Odori de Sapporo foi usado no passado como local da Maratona de Hokkaido, proporcionando às autoridades locais experiência na realização de grandes eventos, e é um local popular para turistas e moradores locais, organizando vários eventos diferentes no ano. É um grande espaço aberto de cerca de 7,8 hectares no centro da cidade de Sapporo, com gramados, canteiros de flores e árvores.

Os horários das competições também foram reformulados para facilitar o apoio dos oficiais e treinadores, já que Sapporo está localizado a 800 km ao norte de Tóquio. Os eventos de maratona e marcha atlética estão programados para quatro dias consecutivos, de 6 a 9 de agosto.

O cronograma revisado é o seguinte:

6 de agosto
16h30 – marcha de 20 km masculina

7 de agosto
5:30 – marcha de 50 km masculina
16:30 – marcha de 20 km feminina

8 de agosto
7 horas – maratona feminina

9 de agosto
7 horas – maratona masculina

“A saúde e o bem-estar dos atletas estão sempre no centro de nossas preocupações, e a decisão de transferir os eventos de maratona e marcha para Sapporo mostra o quão seriamente levamos essas preocupações”, disse Kirsty Coventry, presidente da Comissão de Atletas do COI.

“Também queremos que os Jogos Olímpicos sejam a plataforma em que os atletas possam fazer performances únicas na vida, e esse novo local garante que eles tenham condições de dar o melhor de si. Gostaria de agradecer ao Comitê Organizador de Tóquio-2020, às autoridades locais e a World Athletics por confirmarem esse novo local tão rapidamente, a fim de dar aos atletas o máximo de tempo possível de preparação.”

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Share