Estádio Olímpico recebe a partir desta quarta o Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico

18 d maio d 2016 às 1:13 pm

22466297266_0bd5f58c85_kComeça nesta quarta-feira, 18, o Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico. A competição funcionará como evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio-2016 e reunirá 316 atletas de 23 países até sábado, 21. A disputa ocorrerá no Estádio Olímpico, o Engenhão, no Rio de Janeiro, e faz parte da série de Grand Prix do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Esta será a primeira chance para os atletas brasileiros obterem marcas classificatórias para os Jogos Paralímpicos após a divulgação dos critérios do CPB. A delegação verde e amarela da modalidade será composta por quem integrar as primeiras posições do ranking mundial até o dia 19 de julho (mais detalhes abaixo).

De acordo com Daniel Mendes, atual recordista e campeão mundial dos 400m rasos da classe T11 (para cegos totais), o fato de grandes atletas estrangeiros virem ao Open Internacional beneficia os atletas da casa.

“A vinda de atletas estrangeiros é muito importante pois eleva o nível da competição e faz com que tenhamos de ir a um patamar mais alto de desempenho sem precisar sair do Brasil. Este nível de competitividade nesta fase é bastante importante”, disse Daniel, que completará 37 anos no próximo mês.

“É também uma oportunidade de conhecer o Estádio Olímpico e a pista, ter o primeiro contato com o local onde você sentirá o calor da sua torcida em setembro. Isso é muito importante. A expectativa é de fazer boas provas”, completou o velocista, que correrá os 200m na sexta-feira, 20, e os 400m no sábado, 21.

Integram o elenco de estrelas internacionais do Open, por exemplo, a cubana Omara Durand, campeã paralímpica e recordista mundial dos 100m, 200m e 400m da classe T12 (atletas com baixa visão). O suíço Marcel Hug, referência na prática de corridas em cadeira de rodas, também terá seu primeiro contato com o Estádio Olímpico. Atletas de países com grande tradição no esporte, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e África do Sul, também terão representantes.

Confira os critérios completos de classificação para o atletismo no Rio-2016: http://bit.ly/25aFeBT

Programação da competição: http://bit.ly/1Th4BXL  e maiores informações em: http://www.cpb.org.br/
Quarta-feira (18/05) – 16h às 20h
Quinta-feira (19/05)- 16h às 20h
Sexta-feira (20/05)- 16h às 20h
Sábado (21/05)- 9h às 13h

Ingressos
O público interessado em acompanhar a competição poderá retirar sua entrada de forma gratuita. Os tíquetes serão distribuídos a partir de 1h30 antes de cada sessão na própria bilheteria do Estádio Olímpico.

Siconv
A participação das Seleções Brasileiras de jovens e principal de paratletismo no Open Internacional Caixa Loterias é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.

Fonte: Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro

Share