Festival Atletismo na Escola terá a presença do campeão pan-americano Darlan Romani

15 d agosto d 2019 às 8:26 pm

O atleta que ganhou o ouro em Lima, é recordista sul-americano do arremesso do peso e tem a segunda melhor marca do mundo este ano vai estar com as crianças, em Bragança Paulista, neste sábado (17/8). Thaíssa Presti Barbosa, do programa Heróis do Atletismo, também participará do evento

Darlan Romani, campeão (Wagner Carmo/CBAt)

O Festival Atletismo na Escola, marcado para este sábado, dia 17 de agosto, a partir das 15 horas, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), abre os eventos do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a maior competição de clubes da América Latina, de 29 de agosto a 1º de setembro, que será realizado no mesmo local.

As crianças que participarem da competição terão a oportunidade de interagir com o arremessador do peso Darlan Romani, recém-chegado de Lima, no Peru, de onde trouxe a medalha de ouro de sua prova, com 22,07 m, recorde dos Jogos Pan-Americanos. Darlan, que entrou para a elite que arremessa mais de 22 metros nesta temporada de 2019 ao estabelecer o recorde sul-americano, com 22,61 m, em junho, confirmou presença no Festival.

Thaissa Presti

Também estará presente no CNDA a ex-atleta Thaíssa Barbosa Presti, medalhista olímpica com o revezamento 4×100 m em Pequim 2008, que integra o programa Heróis do Atletismo da Caixa. Thaíssa já visitou escolas em Bragança Paulista este ano, em ações do GP Brasil de Atletismo, em março.

O Festival Atletismo na Escola reunirá 125 alunos dos cinco polos de atletismo existentes em escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade da rede municipal de ensino de Bragança Paulista. Os polos funcionam nas Escolas Municipais Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria.

Atletismo na Escola em ação no CNDA (Wagner Carmo/CBAt)

A Caixa, que apoia iniciativas com responsabilidade social, é parceira do projeto Atletismo na Escola, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Instituto Sanderlei Parrela – apoiado por Darlan Romani -, e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Bragança Paulista. O objetivo é que o atletismo faça parte da cultura esportiva da cidade.

Atletismo na Escola em ação no CNDA (Wagner Carmo/CBAt)

Tanto Darlan quanto Thaíssa conheceram o atletismo na escola. Darlan Romani,de 1,88 m e 155 Kg, nascido em Concórdia, Santa Catarina, em 9/4/1991, teve o primeiro contato com o esporte aos 13 anos nas aulas de educação física da EE Domingos Magarinos em sua cidade natal. “Naquela época tinha um projeto na cidade em que eles levavam o atletismo na escola. Primeiro foi o meu irmão Vinícius e depois eu comecei também. E fiquei.”

A história de Thaíssa, nascida em São Paulo, em 7/11/1985, filha do ex-ponta esquerda do futebol Zé Sérgio, do São Paulo e da seleção brasileira, também começou na escola. Conheceu o atletismo num colégio particular, o Porto Seguro de Valinhos (SP), que estimulava a prática do esporte por parte de seus alunos. “Quando eu tinha uns 13 anos, mais ou menos, o professor José Roberto, que é ex-atleta, já percebeu que eu tinha facilidade pra correr, que eu era rápida e me chamou para participar de algumas competições. Até queria que eu treinasse. E o Zé Roberto, aos poucos, foi me colocando. Me federou e começou a me levar para as competições.”

Share