Jurandyr Júnior e Caroline Jepkemei conquistam a 35ª Maratona de Porto Alegre

12 d junho d 2018 às 11:31 am

Com a participação de 10.200 inscritos, a capital gaúcha viveu as emoções da 35ª Maratona de Porto Alegre, disputada na manhã deste domingo (dia 10), com largada e chegada no estacionamento do Barra Shopping Sul, na Avenida Diário de Notícias, 300. A prova de 42,195 km recebeu o Selo Ouro e o Permit 11/2018 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Podium masculino. Foto: Facebook Maratonas no mundo

A tradicional corrida foi realizada debaixo de chuva e o evento, além da maratona, teve provas de meia maratona e de 7,5 km. Os catarinenses dominaram a prova masculina, com vitória de Jurandyr Couto Junior, com 2:21:41. No feminino, venceu a queniana Caroline Kimosop, com 2:51:22. A paranaense Joziane Cardozo ficou em segundo lugar, com 2:51:41.

Nem a chuva espantou os mais de 10 mil inscritos na 35ª Maratona Internacional de Porto Alegre ocorrida na manhã deste domingo. Do total de participantes, em torno de 5 mil estavam na prova principal. Corredores de vários estados e países estiveram presentes, com destaque para mais de 1,5 mil paulistas e em torno de 200 uruguaios. O evento deste ano teve como padrinho o maratonista brasileiro Ronaldo da Costa, campeão na Maratona de Berlim de 1998, quando consagrou-se recordista mundial.

As provas realizadas foram Cadeirante e Especial; Maratona Feminina e Maratona Masculina (ambas com 42.195 km); Meia Maratona de Porto Alegre (21 km); e Rústica (7,5 km). A saída e chegada ficava junto ao Barra Shopping Sul, na avenida Diário de Notícias. A organização do evento foi do Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa).

“A maratona tem o espírito olímpico. É a prova mais reconhecida. É uma prova diferenciada. Nos dias atuais as pessoas entendendo o benefício que a corrida traz. Todo esse movimento e mística que a maratona tem é que faz ter mais participantes”, afirmou o diretor da maratona e presidente do Corpa, Paulo Silva, referindo-se aos 10,2 mil inscritos agora em 2018. “Para o ano que vem, meu objetivo é abrir 15 mil vagas, mas teria de conseguiu outra solução para o local de largada”, justificou.

Sobre a chuva que atingiu a cidade, ele sabia que os atletas, sejam profissionais ou amadores, não desistiriam. “Para o corredor, a prova é uma religião”, lembrou. Em relação ao desempenho em uma maratona, Paulo Silva sempre tem uma dica aos participantes para completarem todo o percurso. “É a continuidade e ritmo igual, com preferência que tenha uma sobra para o final”, recomendou. “Para 99% das pessoas é participar em busca da saúde e sentir o benefício da corrida”, concluiu.

Podium feminino. Foto: Facebook Maratonas no mundo

Todos que cruzaram a linha de chegada, tinham à disposição água mineral, bebidas energéticas, bergamotas, maçãs, bananas e diversos tipos de bolachas para recuperarem-se do esforço físico. Ao longo do trajeto da corrida 140 mil potes de água mineral e 46 mil sachês de isotônico foram oferecidos aos atletas.

A 35ª Maratona Internacional de Porto Alegre contou o patrocínio da Unimed que colocou ainda à disposição 21 profissionais especializados em emergências, entre médicos e pessoal de enfermagem, além de cinco ambulâncias e duas motos, sendo montado um espaço próprio no local inclusive com coleta de agasalhos e apresentação do noivo aplicativo Viver Bem.

O evento serviu também para a divulgação da campanha contra o trabalho infantil promovida pelo Ministério Público do Trabalho. Kits da iniciativa foram distribuídos e as camisetas usadas pelos atletas ostentavam o símbolo da ação de combate à exploração do trabalho infantil. A EPTC prestou apoio em todo percurso com sinalização e desvio de trânsito. No estacionamento do Barra Shopping Sul foi montada uma feira ocupando 1,2 mil metros quadrados, com 19 expositores.

Link pata os resultados: http://corpa.esp.br/resultados2018.php

Pódios da maratona

Masculino
1-Jurandyr Couto Junior (Corville-SC) – 2:21:41
2-Allison Rocha Peres (Corville-SC) – 2:23:17
3-Marcos Alexandre Elias (ACA-SC) – 2:23:55
4-Eberth da Silva Silvério – (UFJF-MG) – 2:24:49
5-Luiz Felipe Barboza – Vertical Pilates – 2:26:29

Feminino
1-Caroline Kimosop – Quênia – Luasa Sports Caixa – 2:51:22
2-Joziane da Silva Cardozo – IPEC-SC – 2:51:41
3-Zenaide Vieira – Zenaide Vieira Assessoria – 2:53:51
4-Janete Tedesco – FMEC-SC – 2:57:54
5-Antonia Keyla Barros – Montevérgine – 3:00:31

 

Fonte: Correio do Povo e Assessoria de imprensa da CBAt

Share