Livro: Atletas, seus feitos e suas histórias , personagem Adão Juarez Camões

1 d agosto d 2018 às 6:59 pm

Os livros de autoria de Carlos Mário Pereira da Silva terão alguns de seus relatos publicados parcialmente em nosso site.

Nesta falaremos de Adão Juarez Camões,

Citar o nome do amigo Camões é lembrar (os com mais tempo de estrada) ou tomar conhecimento (os mais jovens) que esse foi o grande vencedor da 1ª Maratona de Porto Alegre, em 1983. Fato incontestável, entrou para a história. Contou-me, entre sorrisos, até mesmo gargalhadas e indisfarçável orgulho, como ocorreu esse feito.

Adão Juarez Camões, foto Tude Munhoz / Agencia RBS

Acreditem: com tudo que ele relatou dá quase para se afirmar que não era para ter acontecido.

Você leitor, consegue imaginar que, uma semana antes da data da prova ele sequer sabia que iria correr a Maratona? Pois é… pura verdade.

Mais que isso, estão relatados no livro diversos outros detalhes que ilustram sua façanha.

A foto ao lado mostra alguns favoritos. Dirigindo o carro está o João Pereira, na carona, o Euclides Fajardo e na moto o Paulo Silva. Quando conversei com o Gregorio Lavandoski, contou-me que somente não correu essa Maratona devido a seu tênis estar tão “batido” que não aguentaria uma distância destas. Os quatro nomes citados vieram a vencer a Maratona de Porto Alegre.

E assim, esse humilde morador de São Leopoldo – RS, que atualmente está a recuperar-se de grave enfermidade, com sua garra, determinação e indiscutível competência, entrou para a história.

– “… aproximava-me da chegada e ouvia a música Carruagens de Fogo. Começava a perceber a presença do público. A emoção era muito forte, tanto que entrei no funil chorando. Ainda hoje a cena está viva em minha memória e por vezes chego a duvidar do que fiz…”

Essa e diversas outras histórias de 33 depoentes estão contadas no livro Atletas, seus feitos e suas histórias.

Contatos para aquisição ou palestras com o autor Carlos Mário Pereira da Silva, através dos fones: (51) 98236-3768 e whatsApp (51) 98530-1472, no e-mail:carlosmpsilvaa@gmail.com  e página no Facebook: Carlos M P Silva.

Share