Medalhista Paralímpico compete na 2ª nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo antes do Parapan

8 d agosto d 2019 às 6:00 pm

Duzentos e setenta e nove atletas de 19 estados e do Distrito Federal participarão da segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo neste sábado e domingo, 10 e 11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição ocorrerá a menos de 15 dias do maior evento paralímpico do continente, os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Daniel Martins com a medalha de ouro dos 400m, no Mundial de Londres 2017 | Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

Para o medalhista paralímpico Daniel Martins, um dos competidores do Circuito, o Parapan será novidade na carreira.

”Esta etapa nacional ajuda bastante nesta reta final de preparação. O meu treinador poderá avaliar minha performance em competição, também ver minhas condições físicas e psicológicas. A minha cabeça está tranquila, mas estou muito ansioso já que é o meu primeiro Parapan”, comentou Daniel, que tem 23 anos.

Natural de Marília, no interior de São Paulo, Daniel foi diagnosticado com deficiência intelectual por apresentar dificuldade no aprendizado. Em 2013, ingressou no atletismo paralímpico e compete na classe T20. O velocista fez sua estreia em competições no Mundial de Doha, em 2015, quando faturou a medalha de ouro nos 400m. Sagrou-se campeão paralímpico no Rio 2016 e repetiu o feito no Mundial da modalidade no ano seguinte, em Londres.

Neste fim de semana, o paulista vem à capital para correr os 400m no Circuito Loterias Caixa. No domingo seguinte, ele se unirá à delegação brasileira para seguir viagem até Lima, Peru. O Parapan ocorrerá de 23 de agosto a 1º de setembro e a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro é manter-se na liderança do quadro de medalhas, como ocorreu nas três últimas edições (Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015).

“Será muito bom ser campeão no Peru. Isso agregará à minha carreira. Todo atleta sonha ganhar no Mundial e nos Jogos Paralímpicos, mas o Parapan é o que falta na minha estante. Então, vou com toda força, dar o meu melhor para voltar para casa com a medalha no peito. Sei que será difícil, mas confio no meu potencial. Terei adversários fortes então estou me preparando a cada dia para que possa dar 200%”, disse Daniel Martins.

Em abril, o velocista estabeleceu um novo recorde mundial da classe T20, no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo. Daniel Martins correu os 400m em 46s86 e superou seu próprio recorde de 47s22, registrado nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. 

Além de Daniel Martins outros convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima participarão da segunda fase nacional do Circuito, como o paraibano Petrúcio Ferreira (classe T47), o paranaense Vinícius Rodrigues (T63) e os paulistas André Rocha (F53), Elizabeth Gomes (F52) e Lorena Spoladore (T11).

Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

A primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa aconteceu em junho, também no CT Paralímpico, e reuniu 347 atletas de 24 estados e do Distrito Federal. Para disputar as etapas nacionais do Circuito, os atletas precisam ter os índices mínimos estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Time São Paulo
Os atletas André Rocha, Daniel Martins, Elizabeth Gomes, Lorena Spoladore e Vinícius Rodrigues são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e quatro atletas-guia de nove modalidades.

Serviço
Data:
 10 e 11 de agosto
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Programação do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo:
Sábado (10/7) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (11/7) – 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação. 

Share