O profissional de educação física, por Fabiano Braun

24 d Março d 2017 às 9:00 am

Vivemos um momento crescente  de busca por uma melhor qualidade de vida, observamos um aumento cada vez maior do número de pessoas que procuram as academias, assessorias esportivas, clubes, parques e praças para praticar algum tipo de exercício. O ideal é que as atividades sejam orientadas por um profissional de educação física, profissão esta, cada vez mais admirada em nossa sociedade.

O especialista na área possui uma responsabilidade grande porque cuida da saúde e bem-estar das pessoas enquanto praticam atividades físicas. É o professor que elabora um programa de exercícios ideal para cada tipo físico e necessidades especiais que o aluno tenha. E quando não há o acompanhamento deste profissional, uma série de problemas podem surgir, como hipoglicemia, perda de proteínas, complicações cardíacas e até morte súbita.

Por isso, a nossa luta enquanto profissionais de educação física é disseminar a prática de uma rotina saudável e de exercícios sempre acompanhada de um especialista. Caso contrário, o que seria um ganho para a saúde pode gerar sérios problemas, aumentando ainda mais os riscos de doenças. Na hora de escolher um local para cuidar da sua saúde é importante levar em consideração não apenas os motivos estéticos, facilidade de acesso e investimento financeiro mas, especialmente, deve-se prestar atenção no suporte profissional oferecido.

Quem pratica atividades físicas orientadas tem mais chance de gostar dos exercícios e se dedicar a uma vida saudável. O especialista na área é o responsável por desenvolver o hábito do exercício físico, oferecer recreação, educar os movimentos através das atividades e dar subsídios para o condicionamento físico de pessoas de todas as idades, e também para os atletas.

Por isso, além de agradecer estes profissionais tão importantes para a qualidade de vida das pessoas, queremos destacar a importância deles na rotina de todos. Cuidar da saúde e motivar pessoas a buscarem uma vida melhor, com mais saúde, é um dom que precisa ser cultivado. Parabéns a todos que trabalham por uma sociedade mais saudável e feliz.


Profissional de Educação Física, Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico Floripa Runners Assessoria esportiva e presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina – ATC-SC: este é Fabiano Braun, e sua coluna aborda a “cena” da corrida de rua em Santa Catarina, além de muitos assuntos pertinentes aos profissionais da área, dicas de treinamento e tópicos interessantes do universo esportivo. Contato: fabiano@floriparunners.com.br e Cel: 48 9 9948.9393

 

 

 

 


Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do CadêCorrida.

Share