Seleção Brasileira viaja para o Mundial Sub-20 da Polônia

13 d julho d 2016 às 8:31 am

mikaelA Seleção Brasileira de Atletismo que disputará o Campeonato Mundial Sub-20 de Bydgoszcz, na Polônia, de 19 a 24 deste mês, viaja nesta quarta-feira (13) para a Europa. A delegação segue, via Amsterdã, no voo KL 0792, da KLM, que tem decolagem prevista para as 19:15, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, na Grande São Paulo.

O Brasil terá 12 atletas no Mundial (11 homens e uma mulher). Além dos que conseguiram os índices exigidos nas provas individuais, a CBAt leva mais três velocistas para compor a equipe masculina do revezamento 4×100 m.

Pelo Ranking da IAAF da categoria, o destaque é o paranaense Mikael Antonio de Jesus, de 18 anos. Ele ocupa a segunda colocação na lista dos 400 m com barreiras, com 49.62, tempo obtido na conquista da medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, disputado em maio, no Estádio Olímpico do Engenhão, no Rio de Janeiro. O brasileiro só é superado pelo jamaicano Jaheel Hydel, que tem 48.81, marca obtida na sua qualificação para a Olimpíada do Rio, no início de julho, em Kingston.

O carioca Derick Silva e o paulista Paulo André de Oliveira são outros atletas de destaque da equipe. Os dois foram finalistas no ano passado nos 100 m do Campeonato Mundial de Menores (Sub-18) de Cáli, na Colômbia. Derick ganhou a medalha de prata. No Ranking da IAAF de 2016, Paulo André está em 12º nos 100 m, com 10.26 (0.1), e em 18º nos 200 m, com 20.75 (1.6).

Os atletas da Seleção

Derick Silva (Brasil Foods/ILF-RJ) – 100 m – 4×100 m
Paulo André de Oliveira (Vila Olímpica-ES) – 100 m – 200 m – 4×100 m
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) – 4×100 m
Willian Schramm Deschamps (AABLU-SC) – 4x100m
Vinicius Rocha Moraes (IEMA-SP) – 4×100 m
Rafael Henrique Pereira (Clã Delfos-MG) – 110 m c/barreiras
Mikael Antonio de Jesus (FECAM-PR) – 400 m c/barreiras
Anderson Alan Alves dos Reis (ASA São Bernardo-SP) – distância
Murillo Albuquerque Santos (Centro Olímpico-SP) – triplo
Cleverson Pereira Oliveira (IEMA-SP) – disco
Pedro Luiz do Prado Barros (IEMA-SP) – dardo
Alexandra Maria Pimenta da Silva (IEMA-SP) – dardo

Em Bydgoszcz, o treinador-chefe será João Paulo Alves da Cunha, com os técnicos Luciana Alves dos Santos, Paulo Servo Costa e Paulo Cesar da Costa. Também fazem parte da delegação a médica Nathalia Carvalho de Figueiredo e o fisioterapeuta Anderson Eloi de Oliveira.

Só não embarcam em Cumbica nesta quarta-feira o velocista Vinicius Rocha de Moraes e o técnico Paulo Cesar da Costa, que estão em Trabzon, na Turquia, nos Jogos Mundiais Escolares. Eles seguem de lá na segunda-feira (18) para a Polônia.

No último Mundial da categoria, disputado em 2014, em Eugene, nos Estados Unidos, o Brasil conquistou duas medalhas: ouro com Izabela Rodrigues no lançamento do disco e bronze com Mateus Sá no salto triplo.

A delegação participa do Campeonato Mundial Sub-20 com recursos do Programa Caixa de Seleções, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem a Caixa Econômica Federal, como patrocinadora máster.
Mais informações do mundial: http://www.iaaf.org/competitions/iaaf-world-u20-championships

 

Fonte:  Assessoria de Imprensa da CBAt

Foto: Mikael de Jesus (Washington Alves/CBAt) e Shi Yuhao saltando  para o recorde Asiático sub-20 com a marca de8.30m no Campeonato Chinês sub-20.

Share