Três brasileiros competem nos lançamentos no Mundial Sub-20

18 d julho d 2016 às 10:01 am

alexandra.pimentaA Seleção Brasileira terá 12 atletas no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, que será disputado a partir desta terça-feira (dia 19), na cidade de Bydgoszcz, na Polônia. Do grupo, três representantes estão inscritos nas provas de qualificação dos lançamentos, uma especialidade em que o Brasil tem demonstrado força nas categorias de base.

A mineira Alexandra Maria Pimenta é a única representante feminina na delegação brasileira no Mundial da Polônia. Ela garantiu a vaga ao conseguir a marca de 50,26 m no lançamento do dardo durante o Brasileiro Caixa Sub-20 Interclubes, disputado em abril, em São Bernardo do Campo (SP).

Nascida em Lagoa da Prata, em 22 de setembro de 1997, ela mantém a hegemonia na prova na categoria. Seus resultados consistentes asseguraram dois prêmios especiais. Afinal foi eleita o destaque feminino tanto no Brasileiro Interclubes como no Brasileiro Interseleções, disputado em junho, em Porto Alegre (RS).

“Treinei bastante antes da viagem para a Polônia e estou confiante em melhorar minha marca”, disse a atleta que participara da qualificação logo na terça-feira na primeira etapa do Mundial. O técnico João Paulo Alves da Cunha, treinador-chefe do Brasil em Bydgoszcz, concorda. “Ela tem tudo para chegar aos 54 metros.”

O mato-grossense Pedro Luiz do Prado Barros, que completou 19 anos neste sábado (dia 16), também disputará o lançamento do dardo. A sua qualificação está prevista para sexta-feira (22). Ele garantiu a convocação ao conseguir a marca de 69,48 m no Brasileiro Caixa Interseleções, em Porto Alegre.

“Foi um desafio e tanto. Estava muito frio e ventando e, mesmo assim, consegui o melhor resultado de minha vida”, lembrou o atleta nascido em Cuiabá. “Tenho de encarar o Mundial com o mesmo espírito de luta”, resumiu.

O paulista Cleverson Pereira Oliveira completa o grupo de lançadores na equipe. Especialista no disco, ele tem 58,08 m como melhor resultado, obtido em maio, em São Bernardo do Campo (SP). Nascido em Santo André (SP), domina a prova em sua categoria no Brasil e já participa das competições adultas. “Tenho conseguido resultados melhores nos treinos. Acho que no Mundial terei condições de evoluir mais”, comentou o atleta de 19 anos, que estreia no sábado (23).

Os três atletas são treinados por João Paulo Alves da Cunha e defendem o IEMA – Instituto Elisangela Maria Adriano -, de São Caetano do Sul.

A delegação participa do Campeonato Mundial Sub-20 com recursos do Programa Caixa de Seleções, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem a Caixa Econômica Federal, como patrocinadora máster.

Foto: Alexandra Pimenta (Fernanda Davoglio/CBAt)

Share